domingo, 2 de fevereiro de 2014

SEMANA PEDAGÓGICA NO DOM BOSCO



De 29 a 31 de janeiro, os professores do Colégio Dom Bosco participaram de mais uma Semana Pedagógica, com a participação de profissionais da própria escola, da Diocese e especialistas em educação enviados por editoras parceiras da nossa instituição educativa.

Na quarta-feira, dia 29, foi abordado, pela professora Antonise Coelho, o tema liderança do professor, fazendo alusão ao seu grande compromisso frente aos alunos. A professora Heloísa Helena, coordenadora pedagógica da nossa escola, abordou a temática do Bullying e do Ciberbullying e como a escola pode identificar e produzir projetos ligados à prevenção desse mal presente nas diversas realidades. A vice-diretora Mundica abordou, após o intervalo, a síntese das avaliações realizadas pelos professores em 2013, como uma forma de estimular a capacidade de dinamizar o processo ensino-aprendizagem.

Na quinta-feira, dia 30, o Diácono Francisco José de Lima abordou a temática da Campanha da Fraternidade 2014 – Fraternidade e tráfico humano,  numa perspectiva social e eclesial, apontando compromissos de conversão que devem ser assumidos por toda a sociedade. O professor Gildo, em seguida, expôs sobre o projeto interdisciplinar 2014, cujo tema: Educação e Cultura na defesa do respeito e da integração entre os povos, dará um destaque todo especial à Copa do Mundo, como a grande celebração entre os povos. Após a exposição, os professores reuniram-se em grupos para darem contribuições ao nosso projeto.

Na sexta-feira, dia 31, dedicado à memória de São João Bosco, o nosso bispo Dom Manoel dos Reis de Farias presidiu a Santa Missa, destacando o aspecto do semear, em sintonia com o ato de educar e o grande exemplo do pai e mestre da juventude, que acolheu cada aluno como um tesouro precioso a ser cuidado. Em seguida, a palestrante Mara Alves, de Belo Horizonte, numa parceria com a Editora Moderna, trouxe o tema: Professor, o que te move?, enfatizando a busca que o docente deve fazer, a alegria que deve ter ao exercer a sua profissão para motivar os sonhos dos nossos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário