sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

CARNAVAL - MATRIZ - TARDE






















CARNAVAL - EDUCAÇÃO INFANTIL - MANHÃ






















O Colégio Dom Bosco vivenciou, no dia 8/02, o carnaval com as crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 6º ano), acompanhadas por auxiliares, professores e coordenadores.
Como se trata de uma festa popular, no "Bom dia" os alunos ouviram a história do Carnaval, sua origem e tradição, procurando enfatizar os valores através de brincadeiras criativas, músicas relembrando antigos carnavais, o frevo e outros ritmos, sem estímulo ao consumismo e promovendo uma alegria saudável que envolveu a todos.
Esses momentos foram registrados em fotos e ficarão, com certeza, na memória de nossos alunos, que vivenciam, em nossa escola, a autêntica alegria.

Texto: Eliete Maia / Heloísa Helena - coordenadoras pedagógicas

CARNAVAL - ENSINO FUNDAMENTAL I

















A ORIGEM DO CARNAVAL
Texto trabalhado pela professora Leileane Gomes, 5º ano B - Ens. Fundamental

Segundo os estudiosos sobre este assunto, o Carnaval teve a sua origem na Grécia Antiga. Esta festa era um culto aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. A manifestação popular grega era muito violenta e com poucos valores morais evidenciados.
Em 1723, aproximadamente, o Carnaval chegou ao Brasil sob forte influência da Europa. Nesse período, as pessoas brincavam mascaradas e fantasiadas. Só no século XIX os blocos carnavalescos e carros decorados foram introduzidos.
A Igreja Católica reorganizou o Carnaval no sentido de pacificar e enfatizar os valores morais e cristãos para que, assim, o povo brincasse com mais alegria, paz e amor.