sábado, 17 de maio de 2014

TABELA 2 - JOGOS INTERNOS DO CDB


CLIQUE NO LINK PARA SER DIRECIONADO AO SITE:

http://www.domboscopetrolina.g12.br/?p=3142

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - PRIMEIRO PERÍODO C






CONVITE - PROJETO INTERDISCIPLINAR 2014

O Colégio Dom Bosco, na sua ação educativa, realiza anualmente o seu Projeto Interdisciplinar, que integra toda a instituição em torno de um tema comum, que gera pesquisa, conhecimento, promovendo a cultura e despertando o senso crítico dos nossos alunos.
Este ano, o tema Educação e Cultura na defesa do respeito e da integração entre os povos, ressalta a Copa do Mundo, com sede em nosso país, levando em conta os aspectos que enobrecem os povos, nessa celebração vibrante, que emociona e desperta entusiasmo por meio do futebol.
Queremos contar com a sua presença na culminância do nosso projeto:

  • Dia 21 de maio: Quarta – Feira – Apresentações culturais, às 19h30 – na Quadra Poliesportiva do Colégio Dom Bosco Matriz.

  • Dia 24 de maio: Sábado – Exposição dos trabalhos, das 8 às 12h – Pátio interno do Colégio Dom Bosco Matriz.

Desde já, agradecemos a sua participação.

CONVITE - SÃO JOÃO DO CDB



Petrolina, maio de 2014.

São João, festa da fé e do povo nordestino!

O Colégio Dom Bosco celebra as festividades juninas, com apresentações culturais dos nossos alunos, envolvendo as famílias e os amigos que se reúnem em torno da fogueira, na animação do forró, que contagia e enche o coração de alegria.

Local: Colégio Dom Bosco - Rua Coronel Amorim, s/n - Centro
Data: 07/06/2014
Horário: 16h

A animação ficará por conta do sanfoneiro Manoel da Paixão. O ingresso custa 8,00 por pessoa e pode ser adquirido na tesouraria ou na sala da coordenação pedagógica. Esperamos por vocês!

Atenciosamente,

Teresinha Teixeira Coelho  -  Diretora

ESCOLINHA DE FUTSAL - MINI-FRALDA






quarta-feira, 14 de maio de 2014

XVII OLIMPIADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA



DAS PROVAS – NÍVEIS E DURAÇÕES

As provas serão em quatro níveis distintos, a saber:
a) Nível 1:destinada aos alunos regularmente matriculados nas 1ª e 2ª séries do ensino fundamental no regime de 8 anos ou 1º ao 3º ano no regime de 9 anos.  Duração desta prova: duas horas;
b) Nível 2: destinada aos alunos regularmente matriculados nas 3ª e 4ª séries do ensino fundamental no regime de 8 anos ou 4º ao 5º ano no regime de 9 anos. Duração
desta prova: duas horas;
c) Nível 3:destinada aos alunos regularmente matriculados entre a 5ª e 8ª série do ensino fundamental no regime de 8 anos ou 6o  ao 9º  ano no regime de 9 anos. Duração desta prova: duas horas;
d) Nível 4: destinada aos alunos regularmente matriculados em qualquer série/ano do ensino médio. Duração desta prova: quatro horas.

ASSUNTOS

Nível 2. Astronomia: Terra: origem, estrutura interna, forma, alterações na superfície, marés, atmosfera, rotação, pólos, equador, pontos cardeais , bússola, dia e noite,
horas e fusos horários. Lua: fases da Lua, mês e eclipses. Sol: translação da Terra, eclíptica, ano, estações do ano. Objetos do Sistema Solar, galáxias, estrelas, ano - luz, origem do Universo e história da Astronomia. Constelações e reconhecimento do céu. Astronáutica: A Missão Centenário (viagem ao espaço, em março de 2006 , do Ten. Cel. Av. Marcos Pontes). Aviões, Foguetes e Satélites: O que são e para que servem? A atmosfera e sua importância para a manutenção da vida na Terra. A Exploração do Sistema Solar por meio de Sondas Espaciais (ex. Voyager). Os satélites brasileiros (SCD e CBERS). Os foguetes brasileiros (foguetes de sondagem e o Veículo Lançador de Satélites - VLS). Os satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto e suas aplicações. A Estação Espacial Internacional (ISS). O Telescópio Hubble. As instituições brasileiras voltadas ao desenvolvimeNto das atividades espaciais (AEB, CTA, IAE, INPE e ITA)

c) Nível 3. Astronomia: Além dos conteúdos do nível 2: Terra: rotação, pontos cardeais, coordenadas geográficas, estações do ano, marés, solstício, e quinócio, zonas térmicas, horário de verão. Sistema Solar: descrição, origem, Terra como planeta. Corpos celestes: planetas, satélites, asteroides, cometas, estrelas, galáxias. Origem e desenvolvimento da Astronomia. Conquista do espaço. Origem do Universo. Fenômenos físicos e químicos: elementos químicos e origem. Gravitação: força gravitacional e peso. Unidade Astronômica, ano-luz, mês-luz, dia-luz e segundo-luz. Constelações e reconhecimento do céu. Astronáutica: Além dos conteúdos do nível 2: A Exploração de Marte. Por que o Brasil deve possuir um Programa Espacial? O efeito estufa e o buraco na camada de ozônio. O corpo humano no espaço. Os foguetes Saturno, Ariane, Soyuz e Próton. Os ônibus espaciais.

d) Nível 4. Astronomia: Além dos conteúdos do nível 3: Lei da Gravitação universal, leis de Kepler, lei de Hubble, história da Astronomia, espectro eletromagnético, ondas, comprimento de onda, frequência, velocidade de propagação, efeito Doppler, calor, magnetismo, campo magnético da Terra, manchas solares, evolução estelar, estágios finais da evolução estelar (buracos negros, pulsares, anãs brancas), origem do sistema solar e do universo. Constelações e reconhecimento do céu. Astronáutica:Além dos conteúdos do nível 3: A Corrida Espacial e a Guerra Fria. Como os astronautas se comunicam no espaço. Quais velocidades atingem os veículos espaciais (foguete e satélite)? Velocidade de escape. Tipos de órbita de um satélite (circular, elíptica, polar, geoestacionária). O campo gravitacional terrestre. Como manter e controlar um satélite em órbita. Por que os corpos queimam ao entrar na atmosfera terrestre? Quanto da massa total de um foguete é combustível? Quais são os combustíveis utilizados nos foguetes e nos satélites? O uso de satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto.

domingo, 11 de maio de 2014

PAINÉIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL - DIA DAS MÃES


MENSAGEM DA DIREÇÃO PELO DIA DAS MÃES





Petrolina, 11 de maio de 2014.

Ser mãe é ter uma missão para amar sem medidas!

Pura vocação divina, a maternidade é dom concedido por Deus, a fim de que a sua criação se perpetue e a vida seja proclamada a partir da concepção, com dignidade, amor e afeto. Ser mãe é enfrentar desafios diários, é educar por meio do exemplo e do amparo que dá suporte aos filhos na busca da felicidade.

O Colégio Dom Bosco abraça as mães que acreditam na educação complementar oferecida por nossa instituição, agradecendo a Deus por tão belo compromisso assumido e pedindo as suas infinitas bênçãos sobre essa bela missão que desempenham a cada dia.

Fraternalmente,
Teresinha Teixeira Coelho Diretora