sexta-feira, 20 de setembro de 2013

LIÇÕES DO 1º SEDICOM - SEMINÁRIO DIOCESANO DE COMUNICAÇÃO



Lições do 1º. SEDICOM
Gildo Júnior, professor do Colégio Dom Bosco

A Igreja nunca abriu mão do seu papel irrenunciável de comunicar. Jesus, a razão de ser da sua vida e missão, é modelo de quem comunica a esperança e a vida plena para todos, por meio da palavra e da vida. Ele mesmo é a Boa Notícia, o Verbo que se fez carne, a Palavra que existia antes de todos os séculos e que continua a contagiar positivamente o coração da humanidade.

O mundo mudou e novos meios foram apresentados à humanidade. Como afirma o estudioso Marshall McLuhan, o mundo moderno, por meio do aperfeiçoamento da comunicação, tornou-se uma aldeia global. É necessária também a presença da Igreja nesses novos campos da ação evangelizadora, chamados de novos areópagos, utilizando-os em favor da transmissão da fé e da difusão da mensagem de Jesus. O Papa Francisco e muitos bispos e padres já assimilaram essa necessidade de acompanhar a evolução dos instrumentos modernos de comunicação com sua presença constante nessas redes instantâneas, grande reflexo da realidade pós-moderna .

Na mensagem para o Dia das Comunicações deste ano, o Papa Emérito Bento 16 destacou o uso das redes sociais, como novas ferramentas para a evangelização, e qual deve ser a postura dos fiéis diante desses ambientes virtuais. Descreve, assim, Bento 16: A autenticidade dos fiéis, nas redes sociais, é posta em evidência pela partilha da fonte profunda da sua esperança e da sua alegria: a fé em Deus, rico de misericórdia e amor, revelado em Jesus Cristo. Tal partilha consiste não apenas na expressão de fé explícita, mas também no testemunho, isto é, no modo como se comunicam escolhas, preferências, juízos que sejam profundamente coerentes com o Evangelho, mesmo quando não se fala explicitamente dele.

A nossa Diocese, atenta aos desafios apresentados neste campo de missão, realizou, de 13 a 15 de setembro de 2013, o 1º. Seminário Diocesano de Comunicação (SEDICOM), no Centro Pastoral Monte Carmelo, com o tema: ”Comunicação e Missão - O que vos digo ao ouvido, anunciai por cima dos telhados”. Um sonho plasmado por Dom Manoel e sua equipe, que foi concretizado através da mobilização da PasCom diocesana em parceria com outras quatro dioceses do Nordeste.

Além da participação de representantes das paróquias e dioceses-irmãs, delegados por seus padres e bispos, o 1º. SEDICOM teve a presença da Rede Vida, que enviou os jornalistas Paulo Júnior e Luciana Martins para darem assessoria e manifestarem a comunhão da mídia católica oficial com essa experiência diocesana. O casal, muito acessível, esclareceu algumas dúvidas para os agentes da comunicação, dando pistas de ação e dicas para um trabalho prático, eficiente, que estimule uma “cultura de Diocese” nos meios que temos, enfatizando a Rádio A Voz do São Francisco e o nosso site.

A pedido do bispo diocesano, alguns padres também estiveram integrados ao encontro, juntamente com Dom Paulo, nosso bispo emérito. Com os seminaristas, leigos e religiosos, que atuam em diversas áreas, os nossos pastores puderam, com a consciência e o dever de conduzir o povo de Deus também nesse espaço particular, refletir com maturidade a urgência de uma Pascom que corresponda aos anseios de comunicar tendo em vista a comunhão eclesial.

O 1º. SEDICOM ofereceu-nos a oportunidade de valorizar ainda mais os elementos que a Diocese dispõe para comunicar as suas ações, impregnadas da mensagem evangélica e do amor à causa do Reino de Deus, por meio dos seus projetos pastorais, que vão ocorrendo, muitas vezes ocultamente, sem a devida valorização ou referência. Não é preciso apenas ter um site, boletins informativos ou blogs coordenados por vários grupos e paróquias que, em muitos casos, vão revelando apenas um aspecto específico da sua realidade. Tudo isso é relativo se não tiver o objetivo claro de fazer a Igreja dialogar com o mundo.

Como participante, pude contemplar uma atmosfera de muita serenidade e compromisso dos agentes de pastoral, todos com uma mentalidade amadurecida, analisando com seriedade os próximos passos da comunicação diocesana. Foi bonito ver a diversidade da Diocese, a experiência compartilhada, os desafios que todos enfrentam e a missão de muita gente que faz da comunicação um grande instrumento de evangelização.

A equipe organizadora está de parabéns, mas é preciso pôr em prática os diversos encaminhamentos que foram ali apresentados. Aproveitemos o empurrãozinho que nos foi dado para levarmos adiante a formação de uma Pastoral da Comunicação que reflita o rosto dinâmico da nossa Diocese, compreendendo os diversos aspectos das nossas comunidades eclesiais, apresentando o que há de positivo no anúncio da Boa Nova, criando laços, estreitando relações e assegurando que a mensagem de Jesus chegue a todos os povos. Que Jesus, a nossa melhor Notícia, acompanhe a nossa Diocese nesse desafio.

EXPERIÊNCIAS NO DIOFEST 2013



Alguns representantes do Colégio, que participaram da 6ª. edição do Diofest, em Crato-CE, falaram sobre as experiências que tiveram nesse encontro de fé promovido em sintonia com os colégios diocesanos do Nordeste:

Bruna Cavalcanti: A nossa participação no Diofest nos proporcionou experiências únicas e de maior aproximação com Deus. Em tão pouco tempo pudemos aprender valores fundamentais para a vida de um missionário. A fé, a a perseverança e o amor a Deus nos fazem cada vez mais fortes e capazes de repassar os ensinamentos que Ele nos enviou. Me sinto uma cristã renovada pelo amor de Jesus.

Isadora Lopes: O 6º. Diofest foi muito marcante pelo fato de cada um dos participantes ter feito uma nova experiência, um encontro íntimo com Deus. Todos os momentos ficaram na memória, desde o momento da acolhida até o momento da despedida. Missas, palestras, adoração ao Santíssimo, que foi o momento mais emocionante porque estávamos diante de Cristo, jamais serão esquecidos. Conhecer pessoas de outros lugares e nos tornarmos amigos e mantermos contato, tudo isso fez o encontro valer a pena.

Igor Lima de Paiva: O Diofest 2013 foi, sem dúvidas, uma mudança radical na minha vida pois, com ele, pude me aproximar de Deus e sentir a sua presença no meu coração. Um dos fatores para que esse Diofest fosse um sucesso foi o acolhimento. Pudemos sentir a felicidade de todos naquele Diofest. Mas, o momento que mais marcou foi quando entramos numa floresta e, com a ajuda de Deus, conseguimos enfrentar os obstáculos e chegar ao final da trilha. Isso mostra que dentre tantos obstáculos da vida, o único que podemos confiar é o nosso Senhor Deus.

Antônio Cavalcanti Neto – No Centro de Expansão de Crato, várias atividades foram realizadas: adoração ao Santíssimo, louvor e palestras que fizeram do Diofest um verdadeiro encontro com Jesus. Momentos de lazer, trilhas pela serra, brincadeiras educativas também fizeram parte dessa grande festa. Foi, sem dúvidas, uma das melhores experiências da minha vida.

RECADO AOS FERAS

Os Feras 2014 terão até o dia 10 de outubro para confirmar na tesouraria a sua participação na Aula da Saudade e Confraternização.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

17º SHOW DE TALENTOS


SIMULADO FARIAS BRITO - 14 e 15.09.2013









Nos dias 14 e 15 de setembro, alunos dos segundos e terceiros anos do Ensino Médio participaram do terceiro e último simulado pré-Enem, organizado pelo Sistema Farias Brito, integrado ao nosso colégio em 2012. Seguindo o estilo do Exame Nacional do Ensino Médio, as provas buscam aprimorar as competências dos nossos alunos, estimulando-os a controlar o tempo, o nervosismo e a desenvolver técnicas de leitura e resolução eficientes.

AULA PRÁTICA - CORRIDA DE CARROS FEITOS COM RATOEIRA













A aula prática de Laboratório, conduzida pela professora Rochane, estimulou a compreensão dos alunos na transferência da energia elástica em energia cinética fazendo os carrinhos se movimentarem. A corrida dos carros, que foram produzidos utilizando ratoeira, aconteceu no último sábado, 14 de setembro, na Quadra Poliesportiva do CDB Matriz, com a participação dos alunos dos segundos anos.

ENTREGA DE CERTIFICADOS - OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA












Durante o Intervalo Cultural, no último dia 13 de setembro, os alunos que foram aprovados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física receberam das mãos de Mundica, nossa vice-diretora, e do professor de Física José Diniz, os certificados de participação nesse evento, que estimula o aprendizado e a competição sadia, em busca de objetivos que colaborarão para as escolhas do futuro.

RECREIO CULTURAL - CDB EXTENSÃO







No último dia 13 de setembro, o CDB Extensão realizou mais um recreio cultural, que visa aproveitar os talentos musicais dos alunos do colégio, estimulando a integração das turmas e o clima de fraternidade. Dessa vez, a animação ficou por conta de grupo de ex-alunos, que vieram matar a saudade dos professores e funcionários e aproveitaram para apoiar essa iniciativa.