terça-feira, 10 de dezembro de 2013

JOVEM: CAPACIDADE DE TRANSFORMAÇÃO




           Palavra originada do grego, “ética” significa caráter, comportamento. Observa-se que em todo o mundo esse é um tópico constante e muitas vezes polêmico, pois incita o questionamento do que realmente é certo e errado e, em frente a isso, o modo pelo qual os princípios atuais influenciarão as gerações futuras. 

            Ao fazer uma análise da história humana, torna-se claro que todos os grupos sociais conhecidos apresentavam um fator que moldava sua ideologia. Seja a fé Cristã, a ambição por parte dos mercantilistas ou o desejo de liberdade dos escravos, há sempre algo que define o modo de pensar de tal grupo, e que consequentemente, caracteriza o modo de agir de cada época. Sendo assim, nota-se que a ética não é fixa e que se adapta conforme os acontecimentos de cada comunidade. Apesar disso, não depende exclusivamente de agentes sociais de contexto geral, como também dos elementos próprios da vivência humana, sendo única de cada indivíduo.
              Entretanto, não se deve apenas deixar influenciar pelos outros. Há a necessidade de se preocupar não somente consigo mesmo, mas também com os jovens, e com o que eles farão no futuro. Felizmente, eles próprios  estão lutando por um mundo mais justo, através dos enormes protestos que recentemente paralisaram todo o país e chamaram a atenção mundial, ou através também da religião, como na Jornada Mundial da Juventude, que contou com a presença do Papa Francisco e ocorreu no Rio de Janeiro, reunindo milhões de Cristãos de todos os lugares.
                Além disso, existem muitos grupos de pessoas corruptas hoje em dia, com má índole, e que podem vir a corromper os jovens, como já aconteceu em diversos casos. Como exemplo, a Presidente Dilma Rousseff, que protestou ferozmente na época da ditadura, e que neste ano, foi um dos alvos dos protestos. Mas apesar disso, nota-se que os jovens críticos, antes aparentemente sumidos, agora estão ressurgindo, com fome de justiça, e com bom um senso de valores fortes e indefectíveis.

                Portanto, é necessário que se perceba que a ética pode ser danosa a mais de uma pessoa, mas que se deve lutar por ela e ensinar às novas gerações a também fazê-lo. Deve-se sempre influenciar o próximo de modo positivo, para que, assim, um futuro promissor possa estar ao alcance de todos que acreditam na capacidade de transformação da sociedade.

Anna Beatriz Pereira Cezar - 1º Ano B

Nenhum comentário:

Postar um comentário