terça-feira, 10 de dezembro de 2013

ANTIÉTICA: CORRUPÇÃO



Para tomarmos certas decisões que exigem a sabedoria de ponderar o lado positivo e o negativo e, ainda mais saber se isso irá fazer mal para os outros, devemos usar a ética. É ela que nos permite agir com segurança e certeza mediante a situações que nos exigem mais atenção e que, muitas vezes, passam despercebidas pelos nossos olhos. E é principalmente na adolescência que o sentimento de lutar pelos nossos direitos e pela justiça é mais intenso, pois está ligado a indignação perante aos problemas sociais e políticos.

A ética nos dá a capacidade de fazer uma crítica concreta e até como levar isso às outras pessoas, seja por meio de textos ou até mesmo protestos. Porém, muitas vezes esses protestos são encarados como uma coisa negativa, pois têm muitas pessoas que se camuflam para praticar o vandalismo, quebrando patrimônios públicos e particulares. Mas a real intenção dos protestos é tentar abrir os olhos da sociedade para os problemas que estão bem a nossa frente e que não enxergamos.

Além disso, podemos citar um exemplo bem comum de falta de ética, a corrupção na política. O que mais vemos hoje na televisão, jornais e sites é a grande onda de incertezas da sociedade em relaçãoàs atitudes dos políticos, que fazem falsas promessas e que cometem, muitas vezes, crimes e na maioria das vezes não são punidos.

Portanto, devemos ficar mais atentos para todas as escolhas tomadas ao nosso redor e saber ter voz ativa para nos posicionar e fazer críticas com fundamentos. Além disso, não podemos nos intimidar com os políticos corruptos, pois nós temos que exercer nossos direitos de cidadãos. Por isso, incentivar nossos amigos e familiares a participar das manifestações, de sempre optar pelo justo já é um grande passo.

Alécia Nicole Medeiros Coelho - 1º Ano B

Nenhum comentário:

Postar um comentário