terça-feira, 10 de dezembro de 2013

A SOCIEDADE E O INDIVÍDUO



      Não importa para onde se olha, das grandes metrópoles até os menores lugares, é possível notar os reflexos da falta de ética. Cada vez mais os jovens mostram sua sede por mudanças e justiça. A sociedade mostra ser ética, porém acaba sendo corrompida em alguns momentos. 
    
 Os jovens se mostram interessados nas questões sociais atuais, mas não fazem sua parte para contribuir para a tão esperada mudança. É comum escutar críticas e reclamações, que aparecem sem soluções possíveis. Todas essas opiniões se tornam hipócritas diante das atitudes desses jovens, que ao invés de ajudar, prejudicam mais ainda a sociedade e burlam as questões éticas. A falta de ética traz outras características, como a falta de honestidade, caráter, sendo pontos que afetam a sociedade e seu funcionamento. Alguns jovens estão dispostos a realmente mudar seu país, mas acabam colhendo os resultados de toda a discriminação, injustiça e corrupção dos que não agem. Mesmo assim esses jovens continuam querendo um lugar melhor e colocam suas esperanças nisso. 

     Faz somente alguns meses desde que se passaram os protestos de repercussão mundial, onde diversas pessoas tentaram melhorar suas condições, principalmente os jovens. Esse é um grande exemplo dos jovens mostrando a importância da sua ética. Entretanto, várias questões devem ser abordadas, uma delas é a influência que a sociedade exerce sobre o indivíduo. A maioria das ações prejudiciais parte de um grupo de jovens. Essas influências contribuem para o aumento dos crimes, uso de drogas e da alta violência, entre outros graves problemas. 

    Não importa a idade, classe social ou moradia, de uma maneira ou de outra estamos ligados à ética ou sua falta. Assim,  cabe a cada um fazer sua parte para melhorar toda a situação, principalmente os jovens, que são o futuro da nação. Todos devem seguir suas ideias, distinguir o certo do errado. A educação é um dos principais instrumentos, pois é a base da formação de um cidadão. Um sistema justo e sem diferenças sociais também é essencial. Se a ética for algo constante na sociedade e nas pessoas, certamente teremos um número bem menor de problemas sociais. 

Luana Nunes - 1º Ano B

Nenhum comentário:

Postar um comentário