quarta-feira, 1 de outubro de 2014

PRODUÇÕES SOCIOLÓGICAS - PRIMEIRO ANO



Observa-se que, vivemos em uma sociedade onde a procura da melhor qualidade de vida é essencial para o desenvolvimento da nação. As eleições cumprem papel de extrema importância, pois, através dela decidimos quem irá tomar a frente do nosso país, portanto, é necessário ter a consciência de escolher a melhor pessoa para cumprir essa função.
A origem da política está na Roma Antiga, onde surgiram os primeiros senados, e conforme o tempo passou, foi ganhando novos ideais. Durante o ano de 1930, surgiu um sistema chamado voto de cabresto, onde o poder político tinha o controle sobre a compra de votos e a utilização da máquina pública. Em vista disso, eles detinham o favorecimento pessoal. Dessa forma, a população deixava-se levar pela influência dos coronéis, afetando principalmente as pessoas pobres,  em troca de promessas não cumpridas, fato que é muito comum nos dias atuais.

Acrescenta-se que, a prática da fraude nas eleições é cada vez mais constante, em virtude disso, temos que fazer a diferença na hora de escolher alguém para governar nosso país.

Para garantir direitos políticos econômicos, é necessário incentivar o voto consciente, não se deixando levar pela compra de votos, exercendo bem a cidadania e o respeito aos direitos humanos.

Nathaly Karolayne – 1º. Ano A

>>>>>>>>>>>>>>>> 

A qualidade do governo de um país está nas mãos de seu próprio povo. O desempenho da nação é extremamente dependente de suas escolhas.

Porém, muitos cidadãos comprometem o futuro de seu país deixando-se serem manipulados. Não há real compromisso por parte de um político que "compra" votos de eleitores oferecendo "migalhas" em troca, e muito menos por parte de quem se submete a essas "sujeiras". A situação política de um lugar é reflexo das decisões tomadas por seus habitantes.

Sendo assim, como o voto não é produto, cada um tem que ter consciência de que se quem escolheu é realmente um bom governante para seu povo,  lembrando-se primeiramente que o seu voto tem e terá consequências.

Clara Letícia – 1º. Ano D

Nenhum comentário:

Postar um comentário