DAS PROVAS – NÍVEIS E DURAÇÕES
As provas
serão em quatro níveis distintos, a saber:
a) Nível
1:destinada aos alunos regularmente matriculados nas 1ª e 2ª séries do ensino fundamental
no regime de 8 anos ou 1º ao 3º ano no regime de 9 anos. Duração desta prova: duas horas;
b) Nível
2: destinada aos alunos regularmente matriculados nas 3ª e 4ª séries do ensino
fundamental no regime de 8 anos ou 4º ao 5º ano no regime de 9 anos. Duração
desta
prova: duas horas;
c) Nível
3:destinada aos alunos regularmente matriculados entre a 5ª e 8ª série do
ensino fundamental no regime de 8 anos ou 6o
ao 9º ano no regime de 9 anos. Duração
desta prova: duas horas;
d) Nível
4: destinada aos alunos regularmente matriculados em qualquer série/ano do
ensino médio. Duração desta prova: quatro horas.
ASSUNTOS
Nível 2. Astronomia: Terra: origem, estrutura
interna, forma, alterações na superfície, marés, atmosfera, rotação, pólos,
equador, pontos cardeais , bússola, dia e noite,
horas e
fusos horários. Lua: fases da Lua, mês e eclipses. Sol: translação da Terra,
eclíptica, ano, estações do ano. Objetos do Sistema Solar, galáxias, estrelas,
ano - luz, origem do Universo e história da Astronomia. Constelações e
reconhecimento do céu. Astronáutica:
A Missão Centenário (viagem ao espaço, em março de 2006 , do Ten. Cel. Av.
Marcos Pontes). Aviões, Foguetes e Satélites: O que são e para que servem? A
atmosfera e sua importância para a manutenção da vida na Terra. A Exploração do
Sistema Solar por meio de Sondas Espaciais (ex. Voyager). Os satélites
brasileiros (SCD e CBERS). Os foguetes brasileiros (foguetes de sondagem e o
Veículo Lançador de Satélites - VLS). Os satélites meteorológicos e de
sensoriamento remoto e suas aplicações. A Estação Espacial Internacional (ISS).
O Telescópio Hubble. As instituições brasileiras voltadas ao desenvolvimeNto
das atividades espaciais (AEB, CTA, IAE, INPE e ITA)
c) Nível
3. Astronomia: Além dos conteúdos do
nível 2: Terra: rotação, pontos cardeais, coordenadas geográficas, estações do
ano, marés, solstício, e quinócio, zonas térmicas, horário de verão. Sistema
Solar: descrição, origem, Terra como planeta. Corpos celestes: planetas,
satélites, asteroides, cometas, estrelas, galáxias. Origem e desenvolvimento da
Astronomia. Conquista do espaço. Origem do Universo. Fenômenos físicos e
químicos: elementos químicos e origem. Gravitação: força gravitacional e peso.
Unidade Astronômica, ano-luz, mês-luz, dia-luz e segundo-luz. Constelações e
reconhecimento do céu. Astronáutica: Além dos conteúdos do nível 2: A
Exploração de Marte. Por que o Brasil deve possuir um Programa Espacial? O
efeito estufa e o buraco na camada de ozônio. O corpo humano no espaço. Os
foguetes Saturno, Ariane, Soyuz e Próton. Os ônibus espaciais.
d) Nível
4. Astronomia: Além dos conteúdos do
nível 3: Lei da Gravitação universal, leis de Kepler, lei de Hubble, história
da Astronomia, espectro eletromagnético, ondas, comprimento de onda,
frequência, velocidade de propagação, efeito Doppler, calor, magnetismo, campo
magnético da Terra, manchas solares, evolução estelar, estágios finais da
evolução estelar (buracos negros, pulsares, anãs brancas), origem do sistema
solar e do universo. Constelações e reconhecimento do céu. Astronáutica:Além
dos conteúdos do nível 3: A Corrida Espacial e a Guerra Fria. Como os
astronautas se comunicam no espaço. Quais velocidades atingem os veículos
espaciais (foguete e satélite)? Velocidade de escape. Tipos de órbita de um
satélite (circular, elíptica, polar, geoestacionária). O campo gravitacional
terrestre. Como manter e controlar um satélite em órbita. Por que os corpos
queimam ao entrar na atmosfera terrestre? Quanto da massa total de um foguete é
combustível? Quais são os combustíveis utilizados nos foguetes e nos satélites?
O uso de satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto.
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